Jaqueline Silveira: MDB gaúcho marca para dia 10 decisão sobre pré-candidatura ao Piratini

Jaqueline Silveira

Jaqueline Silveira: MDB gaúcho marca para dia 10 decisão sobre pré-candidatura ao Piratini

Marcelo Oliveira

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Depois do ultimato da cúpula nacional ao MDB gaúcho, uma reunião foi convocada com o diretório estadual para o dia 10 de julho, quando o partido deverá bater o martelo sobre os rumos da sigla no Rio Grande do Sul. O MDB nacional, aprovou na última quarta-feira, o indicativo de aliança com o PSDB no Estado e apoio ao ex-governador Eduardo Leite.Só que o pré-candidato do partido ao governo do Estado, deputado Gabriel Souza, não está disposto a desistir e tem o aval da direção gaúcha para seguir em frente. O presidente estadual da legenda, Fábio Branco, inclusive, foi às redes sociais rebater a decisão nacional. – Respeito o MDB nacional, mas a decisão sobre as eleições no Rio Grande do Sul será do MDB do RS, como sempre foi -, escreveu Branco, informando que convocaria as “instâncias” da legenda para “deliberar sobre o assunto”, o que ocorrerá no dia 10, domingo que vem.

Leia também:

PEC que amplia pagamento de benefícios sociais é aprovada no SenadoA três meses da eleição, cenário nacional está polarizado e Estado divididoRedes sociais de governos são desativadas em cumprimento à lei eleitoral

Telefonema de Leite

Na noite de quarta-feira, o ex-governador tucano ligou para Gabriel, mas a resposta que ouviu não que era bem a que gostaria. – Hoje (quarta), recebi um telefonema do ex-governador Eduardo Leite. Disse a ele que temos candidatura própria, mas jamais deixaríamos de conversar com quem quer que seja. Essa é a essência da política – disse o emedebista, em sua rede social.O MDB está numa grande encruzilhada. Depois de se desgastar com a disputa interna para escolha do nome ao Piratini entre Gabriel e o deputado federal Alceu Moreira, que acabou saindo da prévia, a legenda, agora, enfrenta o descontentamento da ala histórica e de outros setores que não abrem mão da candidatura própria.Nos bastidores, já há especulações sobre os nomes do vereador da Capital e ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer, que se colou à disposição para concorrer, e do ex-vice-governador Paulo Cairoli, caso Gabriel desista da disputa ao Piratini.

Leia todos os colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com baixa adesão, Caravana da Campanha do Agasalho 2022 percorre ruas de Santa Maria para arrecadar doações Anterior

Com baixa adesão, Caravana da Campanha do Agasalho 2022 percorre ruas de Santa Maria para arrecadar doações

Motociclista morre após perder o controle da moto e bater em poste Próximo

Motociclista morre após perder o controle da moto e bater em poste

Geral