Marcelo Oliveira
Depois do ultimato da cúpula nacional ao MDB gaúcho, uma reunião foi convocada com o diretório estadual para o dia 10 de julho, quando o partido deverá bater o martelo sobre os rumos da sigla no Rio Grande do Sul. O MDB nacional, aprovou na última quarta-feira, o indicativo de aliança com o PSDB no Estado e apoio ao ex-governador Eduardo Leite.Só que o pré-candidato do partido ao governo do Estado, deputado Gabriel Souza, não está disposto a desistir e tem o aval da direção gaúcha para seguir em frente. O presidente estadual da legenda, Fábio Branco, inclusive, foi às redes sociais rebater a decisão nacional. – Respeito o MDB nacional, mas a decisão sobre as eleições no Rio Grande do Sul será do MDB do RS, como sempre foi -, escreveu Branco, informando que convocaria as “instâncias” da legenda para “deliberar sobre o assunto”, o que ocorrerá no dia 10, domingo que vem.
Leia também:
PEC que amplia pagamento de benefícios sociais é aprovada no SenadoA três meses da eleição, cenário nacional está polarizado e Estado divididoRedes sociais de governos são desativadas em cumprimento à lei eleitoral
Telefonema de Leite
Na noite de quarta-feira, o ex-governador tucano ligou para Gabriel, mas a resposta que ouviu não que era bem a que gostaria. – Hoje (quarta), recebi um telefonema do ex-governador Eduardo Leite. Disse a ele que temos candidatura própria, mas jamais deixaríamos de conversar com quem quer que seja. Essa é a essência da política – disse o emedebista, em sua rede social.O MDB está numa grande encruzilhada. Depois de se desgastar com a disputa interna para escolha do nome ao Piratini entre Gabriel e o deputado federal Alceu Moreira, que acabou saindo da prévia, a legenda, agora, enfrenta o descontentamento da ala histórica e de outros setores que não abrem mão da candidatura própria.Nos bastidores, já há especulações sobre os nomes do vereador da Capital e ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer, que se colou à disposição para concorrer, e do ex-vice-governador Paulo Cairoli, caso Gabriel desista da disputa ao Piratini.
Leia todos os colunistas